Unidade Campo Florido, da Coruripe, conta com 100% de cana de fornecedor
21-08-2018

Com 100% de cana de terceiros, Coruripe trabalha em prol do aumento de produtividade e renda de seus fornecedores

Uma das características mais marcantes da Unidade Campo Florido, da Coruripe, localizada em Campo Florido, MG, é a ausência de uma área agrícola. A usina não possui canavial próprio. Cem por cento da cana colocada na esteira vem dos fornecedores. O gerente executivo de fornecedores de cana do Grupo Coruripe, José Carlos Contiero, explica que esse modelo de negócio foi implantado logo após a inauguração da unidade e se perpetuou com resultados positivos até 2008, ano em que a crise instaurada no setor fez com que diversos produtores entregassem seus canaviais para a usina por não estarem conseguindo sobreviver no mercado.

Em 2015, a Unidade Campo Florido contava com 30% de cana própria. “Na época, alguns fornecedores manifestaram o desejo de aumentar um pouco suas áreas de cana. Como a empresa não tinha intenção de expandir sua agroindústria, acabamos repassando nossos 30%”, conta Contiero.

De acordo com o gestor, antes de repassar os canaviais, a Coruripe conduziu um trabalho interno, a fim de avaliar o perfil dos interessados em adquirir os canaviais da empresa. “Por serem produtores estruturados e com níveis tecnológicos interessantes, sentimos segurança em transferir o domínio daquela parcela de matéria-prima.”

Com a venda dos canaviais próprios, a Coruripe Campo Florido voltou a não possuir vínculos agrícolas. A única exceção ficou por conta da fertirrigação, em função de uma estrutura pré-existente. “O que temos hoje é uma equipe de técnicos que acompanha ativamente a operação dos fornecedores, seja na parte técnica ou operacional do negócio.”

Entretanto, Contiero frisa que são os produtores os responsáveis por todo o processo. “Não fazemos nada por eles. Damos apenas um apoio tecnológico para que conseguiam altas produtividades com menores custos envolvidos.”

Além do suporte técnico de campo, a Coruripe também fornece apoio financeiro aos agricultores de Campo Florido. Por meio de convênios com instituições financeiras, a empresa concede avais para projetos de investimento nas lavouras. “Inclusive, garantindo o pagamento caso seja necessário, o que leva os bancos a criarem linhas específicas de crédito e com melhores taxas.”

Outra iniciativa da empresa foi a criação de uma central de compras. Ao negociar algum tipo de insumo, a Coruripe tenta repassar as mesmas condições para os fornecedores, que terão o direito de pagar valor igual ao negociado pela usina junto aos fabricantes.

Para Contiero, todo esse suporte– seja técnico ou financeiro - tem se mostrado atrativo para ambos os lados, pois deixa o agricultor em condições de investir no canavial e obter resultados satisfatórios em produtividade. “Somos tão interessados na sobrevivência do produtor quanto ele próprio, pois nossa dependência para com ele é total.”

Veja matéria completa na editoria Gestão de Negócios da edição 57 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.