Usina Atena comprova que é possível obter bons resultados no cultivo da cana mesmo em solos desfavoráveis
18-06-2021

Práticas agrícolas realizadas com excelência fazem a Usina Atena superar o solo desfavorável para o cultivo da cana e almejar patamar de produtividade cada vez maior

Ao vermos do céu os canaviais da Usina Atena, localizada em Martinópolis no interior paulista, nem parece que são cultivados em solos, em sua maior parte, pouco propícios para o cultivo da cana-de-açúcar. Solos restritivos, muito arenosos, sendo que dos 25 mil hectares com cana, 15% são solos no ambiente C, 50% estão no ambiente D e 35% em ambiente E.

Mas isso não é obstáculo para a equipe agrícola da Usina Atena, capitaneada por Inês Janegitz, gerente agrícola. Implementando diretrizes agronômicas que privilegiam práticas como manejo varietal, sistematização de áreas, excelência no preparo de solo, planejamento de plantio, nutrição balanceada e parcelada, capacitação de pessoas, logística e adesão de tecnologias de ponta, a unidade segue na direção de aumento constante do volume de açúcar por tonelada de cana e de produtividade por hectare.

Com isso, a Atena tem alcançado produtividade de 85 toneladas de cana no ambiente C, 83 no D e 65 no ambiente C, média geral de 77 toneladas por hectare. Para a safra 21/22 a expectativa era que a média chegasse a 85 toneladas, mas a estiagem de 2020 e 2021, derrubou a estimativa para 77,5 toneladas.

A Usina Atena tem capacidade de moagem para 1,5 milhão de toneladas de cana e sua produção por safra já alcançou esse patamar e 97% da cana é própria. Além do zelo no desenvolvimento da lavoura, a empresa não abre mão de produzir de forma sustentável, preservando o ambiente e com foco no uso racional dos recursos naturais.

Fonte CanaOnline. Fotos: Usina Atena