Usina Bonfim espera ter 100% de sua área formada a partir de viveiros de MPBs em até quatro anos
30-09-2022

O espaço entre as linhas de cana receberá, em outubro, o plantio de Crotalária. Após a colheita desse adubo verde, a usina espera fazer a desdobra das linhas de cana em abril do próximo ano

A Usina Bonfim, unidade da Raízen, localizada no município paulista de Guariba, se tornou um polo de produção de energia verde, por isso passou a ser chamada de bioparque, pois além de produzir etanol e energia, é a primeira usina da Raízen a ter uma planta de biogás, que que tem como matéria-prima a vinhaça e a torta de filtro. Além disso, está em construção na Bonfim uma planta de etanol de segunda geração, que tem como fonte o bagaço da cana.

Mas para isso tudo, é necessário ter cana, assim, na Bonfim um dos destaques é a área de Meiosi, formada a partir do plantio de Mudas Pré-Brotadas (MPBs). O gerente agrícola da unidade, Paulo Arantes, explicou que as linhas mães foram implantadas no final de agosto.

O espaço entre as linhas de cana receberá, em outubro, o plantio de Crotalária. Após a colheita desse adubo verde, a usina espera fazer a desdobra das linhas de cana em abril do próximo ano. A taxa de multiplicação esperada é de 1:8, ou seja, uma linha de cana fornecerá cana-muda para o plantio de outras oito linhas.

Confira as explicações de Paulo: