Usina Caeté adiciona produtos como inseticidas à vinhaça localizada e os ganhos são animadores
30-01-2024

Nos últimos anos, o setor bioenergético passou a realizar a aplicação localizada da vinhaça, que é distribuída de forma homogênea ao longo das linhas da cultura, proporcionando o aumento significativo das áreas contempladas com a aplicação do resíduo.

A aplicação da vinhaça localizada acontece basicamente no trato cultural da cana-soca. Além da irrigação que ela possibilita, melhorando a brotação da soqueira, nessa aplicação é possível adicionar outros produtos, como inseticidas, além daqueles que ela já carrega tradicionalmente, como o potássio, nitrogênio e matéria orgânica. Os bons resultados apresentados têm levado ao investimento dessa prática. É o que acontece na Usina Caeté, em São Miguel dos Campos, Alagoas. Marcelo Augusto, Coordenador Agrícola na Usina Caeté, conta que está é a quarta safra que a Caeté realiza a aplicação de vinhaça localizada nos canaviais.

Na primeira safra, a vinhaça localizada foi aplicada em 8 mil hectares, correspondendo a 38% da área de socaria disponível para tratos culturais. Nas duas safras seguintes a aplicação ocorreu em 17,5 mil hectares, o que responde a 75% da área de socaria disponível para tratos. A meta nesta safra é chegar aos 18 mil hectares. Mas na Caeté, a aplicação de vinhaça localizada é enriquecida.

Veja mais: