Usina Caeté encontra um aliado na missão de implementar a agricultura regenerativa
30-08-2024

Os fertilizantes essenciais da Caltim, fornecem Cálcio, Magnésio, preservam a microbiota do solo, são compatíveis com produtos biológicos e proporcionam benefícios operacionais, agronômicos e financeiros

 

Foto: Canaviais da Usina Caeté respeitam os critérios da agricultura regenerativa

Crédito foto Usina Caeté

 

A Usina Caeté, empresa do Grupo Carlos Lyra, conta com três unidades bioenergéticas, duas em Alagoas e uma no interior paulista. “Produzir com sustentabilidade é o nosso foco, por isso, implementamos uma gestão direcionada ao desenvolvimento da agricultura regenerativa. Um dos pilares dessa prática é o cuidado com o solo. Por isso, adotamos práticas agrícolas conservacionistas e o uso de soluções biológicas”, salienta Mário Sérgio Matias, Superintendente Agrícola.

Indo nessa linha, recentemente, a Caeté encontrou mais um aliado, os Fertilizantes da Caltim que fornecem Cálcio e Magnésio. “Uma das principais características desses produtos é apresentar uma reatividade gradual em contato com a umidade, evitando elevações bruscas de temperatura e pH, o que é fundamental para a conservação e proteção da microbiota do solo. E foi um ponto extremamente importante para nossa escolha do produto”, afirma Mário Sérgio.

A Engenheira Agrônoma Vivian Cunha, com vários anos de experiência na lavoura canavieira e que representa a Caltim, explica que a empresa entrou para o mercado de fertilizantes essenciais, com uma concepção diferenciada. “Os fertilizantes disponíveis no mercado que fornecem Cálcio e Magnésio são a base de Óxidos e esses óxidos ao reagirem com a água, liberam calor e provocam um aumento brusco do pH. Esse processo aquece significativamente o solo, o que pode matar a microbiota presente e inviabilizar a disponibilidade de outros nutrientes, especialmente o Fósforo. Na Caltim, em nosso processo fabril, transformamos os óxidos em hidróxidos, fazendo com que a reação exotérmica, que libera calor, ocorra dentro da fábrica. Dessa forma, quando o produto é aplicado no solo, não há variação brusca de pH nem aumento de temperatura, preservando a microbiota do solo e a disponibilidade de nutrientes.”

PARA CONFERIR A MATÉRIA COMPLETA, BAIXE GRÁTIS A EDIÇÃO DIGITAL DO LIVRO CANA DE TUDO: DO AÇÚCAR AO INFINITO