Usina Coruripe começou a irrigar seus canaviais há mais de 30 anos
16-02-2022

 Sandra Silva coordena a área de irrigação da Usina Coruripe- Matriz, departamento fundamental para a produção de cana da usina
Sandra Silva coordena a área de irrigação da Usina Coruripe- Matriz, departamento fundamental para a produção de cana da usina

Dos 29 mil hectares que a usina mantém em produção, mais de 25 mil são irrigados. São várias as modalidades de irrigação: pivô, canhão, gotejamento

Se a irrigação em cana-de-açúcar ainda é novidade para grande parte do setor sucroenergético, isso não ocorre na Usina Coruripe Matriz, instalada em Coruripe, Alagoas, a maior unidade sucroenergética da região Norte-Nordeste, com produção superior a 3 milhões de toneladas de cana.

Localizada no sul alagoano, marcado pela escassez de chuva, seus canaviais cobrem como um tapete verde a região conhecida como tabuleiros, em decorrência da planície plana. A cana cheia de vida é possível porque a Coruripe faz chover quando precisa, na hora certa, na quantidade exata e rega a planta por cima ou só na raiz.

A Coruripe investe forte na irrigação. Dos 29 mil hectares que a usina mantém em produção, mais de 25 mil são irrigados. São várias as modalidades de irrigação: pivô, canhão, gotejamento. Para garantir a produção, não tem outra saída se não for irrigar, pois a diferença de produtividade entre os canaviais não irrigados (de sequeiro) com os irrigados é muito grande.

Em ano bom de chuva, as canas sem irrigação produzem cerca de 50 a 60 toneladas de cana por hectare, em ano com escassez a média pode cair para 30 toneladas. Já a média das áreas irrigadas com pivô é de 90 toneladas e das áreas com gotejamento é de 106 toneladas. A cana de primeiro corte irrigada por gotejamento apresenta produtividade de 175 toneladas por hectare.

A Coruripe não chegou a este resultado de uma hora para outra, são mais de 30 anos se especializando nos fundamentos da irrigação. A tecnologia é levada tão a sério, que a empresa montou um departamento de irrigação que conta com quase 900 funcionários. E é uma mulher que coordena toda essa equipe: a Engenheira de Produção Sandra Maria da Silva.

Para falar sobre a experiência em irrigação da Coruripe, Sandra será debatedora na live “IRRIGAÇÃO - LONGEVIDADE DOS CANAVIAIS E A VIABILIDADE ECONÔMICA”.

Além de Sandra, a live contará com a participação de:

* Fernando Benvenuti - Gerente de engenharia agrícola e geotecnologia da Raízen;

* João Rosa (Botão) - Gestor de Projetos do Pecege;

* Lucas Victório - Líder da Área de Cana na Netafim;

Serviço

Live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (16/02), das 19h às 20h30

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Rb9Lgk4aOfw

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2601723289971156/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6897507143306547200/