Usina Coruripe é eleita pelo Valor a 3ª Melhor Empresa na Gestão de Pessoas
28-10-2015

Nesta segunda-feira (26), a Usina Coruripe foi eleita a 3ª Melhor Empresa na Gestão de Pessoas de 2015, prêmio concedido pela Revista Valor Carreira em São Paulo/SP. A premiação foi na categoria de 7.001 a 17 mil funcionários.

Um reconhecimento que tem uma importância ainda maior no período de crise que o setor bioenergético enfrenta. O Diretor Presidente da Usina Coruripe, Jucelino Sousa explicou que é justamente nos momentos de crise que a gestão de pessoas faz a diferença.

"Nenhuma empresa está 100% blindada a crises, seja financeira, seja de imagem, seja por questões climáticas. Em qualquer situação são as pessoas que farão com que a travessia seja mais ou menos árdua, ou na maioria das vezes, que se consiga fazer a travessia. Os sacrifícios necessários são menos dolorosos quando todos estão engajados e comprometidos", afirmou Sousa.

A Usina Coruripe completou 90 anos em 2015. A matriz em Alagoas integra o Grupo Tércio Wanderley, que conta ainda com quatro unidades industriais em Minas Gerais: Iturama, Campo Florido, Limeira do Oeste e Carneirinho, além da Coruripe Energética. Juntas são quem mais produzem açúcar e etanol em todo o Norte e Nordeste brasileiro.

Segundo o Diretor Presidente, desde a fundação da Coruripe, sua atuação é pautada pela ética e pelo respeito aos colaboradores. "Os diversos programas de RH envolvendo políticas de remuneração e de benefícios são apenas o suporte para um ambiente de trabalho de muito comprometimento, onde a transparência, a comunicação sem barreiras e a meritocracia são elementos importantíssimos nesse processo", concluiu Jucelino Sousa.

Ao todo, 35 empresas se destacaram na pesquisa feita pelo Valor em parceria com a consultoria Aon durante o prêmio. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o CEO e presidente da Aon Brasil, Marcelo Munerato de Almeida disse que "melhorar a produtividade, em sua opinião, é um dos grandes desafios das organizações e isso exige do RH a otimização no recrutamento, no treinamento e na gestão de desempenho".

Patrícia Mendonça