Usina Coruripe é patrocinadora do 11º Encontro Cana Substantivo Feminino
17-03-2023

O Encontro acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto. Durante o evento acontecerá o lançamento do primeiro livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”

Com mais de 95 anos de história, a Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, é uma das maiores empresas do setor sucroenergético no Brasil. Com matriz localizada no município alagoano de Coruripe e com outras quatro unidades no Triângulo Mineiro (Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), a companhia conta com uma cultura corporativa orientada para a entrega de resultados com foco na inovação e sustentabilidade.

Comprovando essa “missão”, a Usina Coruripe registrou na safra 2021/22 um faturamento líquido total de R$ 2,987 bilhões, número próximo ao observado no ciclo anterior (R$ 3,04 bilhões) e alcançado mesmo com a queda no volume de cana-de-açúcar processada, que se deu em função de seca e geadas na região do Triângulo Mineiro. Investimentos na operação, melhor gestão dos ativos e maior aproveitamento das oportunidades de mercado estão entre os fatores responsáveis por esses números.

A Usina Coruripe também se orgulha de atuar em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação global da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca, entre outros objetivos, elevar a equidade de gênero e o empoderamento de mulheres no ambiente de trabalho.

Ao final da safra 2021/22, a Usina Coruripe, em suas cinco unidades, possuía 12% de presença feminina em seu quadro de colaboradores, totalizando 792 mulheres, um aumento de 10% em relação a 2020/21. Esse avanço tem como base várias iniciativas promovidas pela companhia nos últimos anos, como a assinatura dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global; a estruturação do “Comitê da Mulher”; e a criação de cursos técnicos exclusivos.

Esse é apenas parte do texto sobre as mulheres na Coruripe que consta no livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”.  O livro, como o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, recebem o patrocínio da empresa. O evento acontece em 30 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto e reunirá 500 mulheres que atuam na cadeia bioenergética. As vagas estão esgotadas.