Usina de Mato Grosso do Sul reduz infestação de broca e custos ao utilizar drones para liberação de Cotesia
28-07-2021

No dia 29 de julho, às 19h, gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Leonardo Ruiz

Com apenas quatro safras na bagagem, a Usina Rio Amambai Agroenergia, localizada em Naviraí/MS, já adota alta tecnologia em todo seu processo produtivo de cana-de-açúcar. Além do uso de satélites para mapeamento de biomassa, a companhia faz uso de drones para liberação de Cotesia flavipes a fim de controlar a Broca-da-cana (Diatraea saccharalis), uma das principais pragas que atacam os mais de 17 mil hectares de canaviais próprios da usina.

O gerente técnico da unidade, João Adalberto Palucci, relata que o Índice de Infestação Final (I.I.F) de Broca chegou a atingir 8% em 2018. Como apenas o uso de inseticidas químicos não era capaz de diminuir essas taxas, a usina passou a apostar no manejo integrado. No entanto, a liberação de Cotesia de forma manual não estava alcançando a eficiência necessária. “Tínhamos uma van, kombi e ônibus com equipe treinada que abria os copinhos a cada ponto de liberação. Mas, além do alto custo, era difícil avaliar com precisão se a liberação estava realmente sendo feita e nos locais corretos. Outro fator complicador eram as chuvas. Caso perdêssemos um ou dois dias de liberação, tínhamos que contratar mais gente para compensar o tempo perdido.”

Em 2019, a usina deu início a estudos de viabilidade para a liberação de Cotesia com o auxílio de drones. Naquele ano, o I.I.F de broca já foi reduzido pela metade. Com a comprovação da eficácia do manejo, a companhia passou a adotar essa tecnologia em 100% das áreas. “Hoje, nossos índices de infestação da praga se encontram abaixo de 1%.”

Dentre as principais vantagens da tecnologia, Palucci destaca a segurança e garantia de aplicação, a geração de mapas georreferenciados, aplicação mais rápida e eficiente, redução do risco de acidente de trabalho, diminuição do volume de material a ser manejado e facilidade de logística. “Sem falar na redução dos custos com aplicação, que chegam a ser 7% menores quando comparados com a liberação manual.”

No dia 29 de julho, às 19h, o gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”. Na ocasião, o profissional dará mais detalhes sobre o uso da tecnologia e os benefícios observados até o momento. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

- Aziz Rassi – Produtor de cana-de-açúcar das regiões paulistas de Batatais e Jardinópolis;

- Mateus Belei - Produtor de cana-de-açúcar da região de Lençóis Paulista;

- João Adalberto Palucci - Gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia (Naviraí/MS);

- Fernando Mello – Gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia;

- Renato Coutinho - Especialista em conectividade da Associação ConectarAGRO;

- Mauro Violante - Gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

Serviço:

Live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (29/07), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6825419761367703552/

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2433473946796092/