“Usina do Futuro” da Tereos otimiza processos e eleva eficiência das operações
29-07-2021

No dia 29 de julho, às 19h, gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia Brasil participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Leonardo Ruiz

Na corrida pelo título de primeira usina de cana-de-açúcar 4.0 do Brasil, o Grupo Tereos largou na frente. Em 2019, a unidade Cruz Alta, pertencente a subsidiária Tereos Açúcar & Energia Brasil e localizada no município paulista de Olímpia, foi escolhida para sediar o projeto piloto do Programa Indústria 4.0 da companhia. Essa “usina do futuro” visa a otimização da organização do trabalho, graças a uma visão em tempo real dos indicadores de produção.

O gerente de projetos da Tereos, Fernando Mello, explica que esse projeto surgiu como uma evolução natural das iniciativas de automação dos processos iniciadas há cinco anos. Desde 2016, por exemplo, a companhia investe na coleta e digitalização dos dados obtidos em campo. “Além de unir todos os trabalhos de automação, esse programa procurou também introduzir os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 de maneira organizada e estruturada dentro do nosso modelo de produção visando alavancar a performance das operações industriais.”

Durante o projeto piloto, a Usina Cruz Alta incorporou diversas iniciativas digitais dentro de seu processo produtivo, como a modelização dos fluxos de produção de açúcar, energia e etanol a fim de obter uma visão completa da produção da usina e simular parâmetros de desempenho; o uso de dados para otimizar e reduzir a variabilidade dos processos de produção; além de reconhecimento facial na entrada da usina, sistema de distribuição automatizado dos equipamentos de proteção e digitalização de diversas tarefas administrativas.

Como benefícios gerais, a Tereos destaca melhora na segurança, qualidade e rastreabilidade da operação; maior regularidade da produção; aumento da competividade, melhor integração entre os diferentes processos e ganhos de eficiência na planta como um todo. “Após esse período de testes, passamos a expandir esse programa para nossas outras unidades, que no futuro também devem ser tornar usinas 4.0.”

No dia 29 de julho, às 19h, o gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia Brasil participará da live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”. Na ocasião, o profissional dará mais detalhes sobre o programa Indústria 4.0 da companhia, bem como sobre os benefícios observados até o momento. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

- Mauro Violante - Gerente de desenvolvimento de produto do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC);

- Aziz Rassi – Produtor de cana-de-açúcar das regiões paulistas de Batatais e Jardinópolis;

- João Adalberto Palucci - Gerente técnico da Usina Rio Amambai Agroenergia (Naviraí/MS);

- Mateus Belei - Produtor de cana-de-açúcar da região de Lençóis Paulista;

- Fernando Mello – Gerente de projetos da Tereos Açúcar & Energia Brasil;

- Renato Coutinho - Especialista em conectividade da Associação ConectarAGRO;

Serviço:

Live “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (29/07), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q

Facebook:  https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2433473946796092/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6825419761367703552/