Usina Itaiquara tem reconhecimento das boas práticas na gestão das águas
26-09-2016

A usina Itaiquara teve as iniciativas de ecoeficiência em seus processos produtivos reconhecidas pelo Banco de Boas Práticas, gerenciado pela FIEMG e Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente). As ações foram apresentadas na quarta (21) durante o Fórum Mineiro de Produção e Consumo Sustentável realizado pela FIEMG. As outras empresas destacadas foram a ArcelorMittal e Samambaia Serraria de Granitos.

“O consumo sustentável começa dentro da indústria, na escolha dos insumos e materiais que serão utilizados na produção de forma a diminuir os impactos ambientais”, salientou o gerente de Meio Ambiente da entidade, Wagner Soares Costa.
Ele alertou que é papel das empresas melhorar o processo produtivo como forma de contribuir para o consumo consciente, o que inclui medidas como substituição de matérias-primas e modernização de máquinas e equipamentos. E que não basta apresentar uma boa prática, é necessário incorporar essa prática na gestão ambiental da companhia.
O Banco de Boas Práticas mineiro conta com sete casos de sucesso validados como medidas eficientes de sustentabilidade. No caso da Usina Itaiquara se destacou pela iniciativa de reutilização de água na de destilaria de etanol hidratado e na fabricação de açúcar através de torres de resfriamento.