Usina Jardest continuará hibernada, pelo menos nesta safra
04-07-2016

A usina de Jardinópolis, SP, é a única das 12 unidades da Biosev que está desativada


Em abril de 2014, a Biosev, segunda maior produtora global de cana, controlada pela francesa Louis Dreyfus Commodities, suspendeu as atividades da Jardest Açúcar & Álcool, usina localizada em Jardinopolis, SP, ou como explicou a empresa: a unidade foi colocada em “hibernação”. O propósito era reduzir custos fixos e aumentar o aproveitamento da capacidade instalada de outras unidades.

A cana da área agrícola da Jardest passou a ser processada pela Santa Elisa, em Sertãozinho, Vale do Rosário e pela MB, em Morro Agudo, outras unidades da Biosev próximas a Jardest. A companhia conta com 12 unidades, mas 11 estão em atividade, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Rio Grande do Norte. Na Jardest, que tem capacidade para moer 1,5 milhão de tonelada de cana, foi mantida uma equipe de profissionais para fazer a manutenção da parte industrial, deixando-a preparada para um possível retorno.

Na safra 2015/16, a Biosev moeu 31 milhões de toneladas de cana e alcançou 85% da utilização da capacidade instalada, sete pontos percentuais a mais que a taxa apresentada no ano anterior. Para a safra 2016/17, a previsão é que a produção fique entre 30,5 milhões a 33 milhões.

E de acordo com Rui Chammas, diretor-presidente da Biosev, a Jardest continuará hibernada. “Analisamos com frequência, se faz sentido ela voltar a operar ou não. Nesta safra, concluímos que não. Ela tem características de tamanho e produto associado a região de Ribeirão Preto, onde se tem demanda por cana muito importante, porém, hoje não faz sentido para Jardest voltar a operar”, define Chammas.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.