Usina Monte Alegre: Pioneirismo no açúcar sem enxofre
25-05-2016

Além de diminuir os danos à saúde o produto atende a qualquer especificação de mercado

No ano de 2005, a Usina Monte Alegre, localizada na cidade de Mamanguape, na Paraíba, foi pioneira no Brasil na fabricação de açúcar sem a utilização do enxofre. O processo, desenvolvido pela Gasil, consiste em produzir, na unidade industrial, oxigênio, que passa em ozonizadores e é misturado ao caldo de cana, sendo processado para industrialização do açúcar branco.

A gerente industrial da Unidade, Marlene de Fátima Oliveira, explica que o intuito era fazer um açúcar que atendesse as especificações da OMS (Organização Mundial da Saúde), que limita o uso do enxofre, classificado como uma substância poluente e cancerígena. Na indústria Europeia e Americana, por exemplo, o nível permitido é zero. No Brasil, só existe limitação para exportação, que é de sete ppm (parte por milhão).

Além de diminuir os danos à saúde, tanto dos consumidores quanto dos colaboradores, e atender a qualquer especificação de mercado, seja ele interno ou externo, Marlene afirma que esse novo processo trouxe, ainda, outros grandes benefícios, como uma fábrica mais limpa e sem odor da queima do enxofre, que zerou o passivo trabalhista; redução dos custos de manutenção no setor de fabricação, tendo em vista o pH das águas condensadas ser acima de 7; e aumento do rendimento na produção do etanol, já que o mel enviado para a destilaria não contem residual de enxofre, que inibi a fermentação alcoólica.”

E as inovações não param por aí. A gerente industrial afirma que já existem projetos testados para adição de vitaminas ao açúcar cristal sem enxofre. “Os primeiros testes de mercado foram favoráveis com a vitamina A. Porém, continuamos estudando a aplicação de outras vitaminas, sendo que, mercadologicamente, talvez a vitamina D seja mais viável”, relata Marlene.

Atualmente, a Usina Monte Alegre é, primordialmente, açucareira. O mix na safra passada chegou a 70% de açúcar. Porém, esse valor pode chegar a 90%, dependendo das condições de mercado. No ciclo 2015/16, a unidade produziu um milhão e duzentos mil sacos de açúcar cristal. A Empresa produz, ainda, açúcar triturado (também sem a utilização de enxofre), demerara e VHP.

Veja mais informações na editoria Conjuntura, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.