Usina Santa Adélia oferece emprego e renda para mulheres em processo de reintegração social
26-10-2022

Projeto oferece jornada semanal de 44h, alimentação, transporte, uniformes, EPIs, e remuneração mensal para cada participante.

Jaboticabal, outubro de 2022 – Em parceria com a FUNAP - Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, a Usina Santa Adélia iniciou na safra 22/23 o Projeto Ressocialização em Campo, que oferece emprego e renda para 40 mulheres que estão em processo de reintegração social.

As participantes do projeto são internas na Penitenciária Feminina de Guariba – SP, regime semiaberto, e atuam na Usina Santa Adélia nas atividades de plantio de cana-deaçúcar, provando que lugar de mulher é onde ela quiser e onde houver oportunidade. E nessa jornada de transformação pessoal, resgate da cidadania e dignidade, essas mulheres estão reconhecendo seus potenciais e desenvolvendo suas habilidades profissionais, para que retornem à sociedade e possam ingressar novamente o mercado de trabalho formal. Com esse trabalho elas têm a possibilidade de diminuírem seu tempo de reclusão, e outro importante benefício para elas é a possibilidade de resgatarem o convívio familiar, pois sem uma fonte de renda, muitas não tinham condições financeiras de receberem visitas de suas famílias.

O projeto foi fomentado por iniciativa do coordenador agrícola da Usina Santa Adélia, Antônio Marcos Evaristo, responsável por realizar a gestão dessa equipe especial: “É uma enorme satisfação saber que estamos contribuindo para o futuro dessas mulheres. No começo tivemos um grande desafio para fazer o projeto acontecer, porém, a iniciativa deu tão certo que na próxima safra vamos contratar mais uma turma de mulheres para trabalhar com a gente.”, destacou.

No último dia 27/09, representantes da Usina Santa Adélia estiveram presentes na Feira do Emprego e Renda, evento organizado pela FUNAP e diretoria da Penitenciária, onde várias empresas que empregam essas mulheres puderam apresentar um pouco do trabalho desenvolvido por elas.

Sobre Usina Santa Adélia:

“Fundada em 1937, a Santa Adélia possui duas usinas localizadas nas cidades de Jaboticabal e Pereira Barreto, no Estado de São Paulo. A organização conta com aproximadamente 3.000 colaboradores, que juntos contribuem para o crescimento e consolidação da empresa e das regiões onde está inserida. A corporação possui um rigoroso padrão de qualidade na produção de açúcar e etanol. Além disso, gera energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, que garante o consumo interno e a comercialização do excedente ao Sistema Interligado Nacional.

Para mais informações, acesse www.usinasantaadelia.com.br