Usina Santa Isabel faz manutenção de oportunidade todos os dias
08-01-2018

A Usina Santa Isabel, localizada em Novo Horizonte, SP, reserva quatro horas de cada dia para realizar manutenção nas colhedoras. A empresa, que não possui máquinas sobressalentes, adotou essa estratégia para que a colhedora chegue ao final da safra bem conservada, fazendo com que a manutenção na entressafra não seja tão custosa ou pesada quanto as realizadas em anos anteriores.

 O gerente de motomecanização da Usina Santa Isabel, Wilson Agapito, conta que as manutenções de oportunidade, como ele gosta de chamá-las, são realizadas há apenas duas safras, mas que os benefícios já puderam ser notados. “As colhedoras estão quebrando bem menos. Isso elevou a produtividade diária de cada máquina em 30%.”

 Segundo Agapito, muitas empresas optam por adotar a manutenção linear, que leva a colhedora para a oficina por 15 dias. Porém, para ele, o problema deste tipo de estratégia é a necessidade de se trabalhar com um alto número de máquinas reservas. “Por conta disso, não acredito que esta seja a melhor opção. No modo que estamos fazendo, temos obtidos resultados satisfatórios.”

 Veja matéria completa na editoria Mecanização, na edição 49 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.