Usina Santo Ângelo conta com fungicida para ser campeã de produtividade
14-12-2015

Mesmo com um ciclo difícil, marcado pelo déficit hídrico, a Usina Santo Ângelo, localizada em Pirajuba, MG, obteve na safra 2014/15 uma produtividade média de 98 t/ha. O que levou a usina a conquistar, em março de 2015, o Prêmio de Produtividade Agrícola do Grupo IDEA/CTC. Luiz Alberto Bortoletto, gerente agrícola da Santo Ângelo, conta que uma das soluções da empresa para obter os bons resultados tem sido a aplicação do fungicida Opera®, da BASF. “Em 2014, fizemos 2 mil hectares com Opera®, o que nos ajudou a conseguir as médias obtidas.”

Bortoleto lembra que aplicação de fungicida é uma tecnologia nova em cana, mas os resultados comprovam que vale a pena apostar. “Usamos faz cinco anos e com ótimos resultados. Tudo começou quando alguns fornecedores de cana, que também cultivam soja, começaram a pegar uma quantidade de fungicida que sobra da área de grãos para aplicar no canavial. Vimos que a cana estava diferente e levamos isso para nossas áreas comerciais. Vimos que, por conta do efeito AgCelence, o Opera® tem uma atuação diferente em relação aos outros fungicidas, contribuindo com o aumento da produtividade.”

Em 2015, a Santo Ângelo participou do “Desafio CanaMáxima + Produtividade Cana-Soca”, promovido pela BASF e pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), com o objetivo de estimular o uso de inovações tecnológicas já disponíveis no mercado e, assim aumentar a produtividade dos canaviais. “Foi muito positivo participar, porque, além da competição, tivemos contato com novas tecnologias com o intuito de ter a máxima produtividade, fundamental para baixar os custos.”

Com o Desafio CanaMáxima, a Santo Ângelo descobriu ser possível ampliar a aplicação do fungicida Opera® em variedades de cana que pensavam que não dariam resposta com fungicida. “Fazíamos muito em cima da SP 81-3250. Para participar do Deasafio, aplicamos na CTC 4 e o resultado foi muito bom. O que nos estimula a testar o Opera® em outras variedades”, diz Bortoleto. Nesta safra, 2015/16, a Santo Ângelo deve fechar com uma moagem de 3 milhões de toneladas e com média de 96,5 t/ha.

Veja matéria completa na próxima edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS