Usina São José da Estiva insere em seu plantel varietal a CTC9001BT e obtém resultado de 17 toneladas de açúcar por hectare
09-11-2021

A CTC9001BT, cana geneticamente modificada, gerou canaviais com zero broca, foi colhida no meio de safra e contribui para a Estiva obter canaviais mais produtivos e longevos

Localizada em Novo Horizonte, SP, a Usina São José da Estiva, apresenta-se como uma das mais tradicionais unidades sucroenergéticas do país. Uma das metas da Estiva é a obtenção de canaviais de três dígitos, ou seja, com produtividade superior a 100 toneladas de cana por hectare. Além de mais cana, outros objetivos são produzir mais açúcar por toneladas e obter canaviais mais longevos.

Para isso, a Estiva adota um manejo diferenciado, começando pela formação de seu plantel varietal. Das 10 variedades mais cultivadas pela Usina, estão algumas desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), entre elas a CTC9001BT, variedade geneticamente modificada com o enfoque no controle da broca-da-cana, uma das principais pragas dos canaviais brasileiros.

Pedro Lourenço, Supervisor de Planejamento Agronômico, destaca que o CTC sempre esteve junto com a Estiva, e as variedades CTC estão entre as 10 mais cultivadas. “A CTC9001BT é uma variedade que fez a gente sair da caixinha e realmente olhar para um manejo mais específico para broca”, observa.

Segundo Lourenço, a CTC9001BT proporcionou o surpreendente resultado de 17 toneladas de açúcar por hectare, colhida no meio de safra, e ainda trouxe um olhar diferente para o manejo da broca da cana-de-açúcar.

Confira os detalhes neste vídeo -  CTC9001BT: A cana com zero broca e produtividade elevada - YouTube