Usina São Manoel e OAB – subsecção de São Manuel dizem não à violência contra a mulher
04-03-2020

 O ciclo de palestras abrangeu 1634 colaboradores
O ciclo de palestras abrangeu 1634 colaboradores

Usina São Manoel promove ciclo de 27 palestras sobre os tipos de violências praticados contra a mulher, seus direitos e amparo legal

A violência contra mulheres, constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. 

Respeito, Igualdade e Integridade norteiam as práticas da Usina São Manoel e consequente valorização dos Direitos Humanos, já expressos em seu Código de Conduta Empresarial.

Reforçando tais conceitos internalizados na empresa e tendo em vista os números alarmantes divulgados na mídia sobre a violência praticada contra as mulheres, a Usina São Manoel teve a iniciativa, cumprindo também seu papel social, de sensibilizar seus colaboradores acerca desse assunto, levando conhecimento e oportunizando a reflexão, visando uma qualidade de vida melhor.

Assim, efetivou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – 146ª Subsecção de São Manuel, que prontamente abraçou a causa, envolvendo as advogadas coordenadoras das Comissões Mulher Advogada e OAB vai à Escola, respectivamente Dras. Edilaine Rodrigues de Góis Tedeschi e Taina Vieira Pascoto Ieches, bem como outros 15 advogados empenhados em levar o conhecimento técnico, de forma clara, em um ciclo de 27 palestras que abrangeu 1.634 colaboradores da usina.

Esta ação da área de Responsabilidade Social da Usina São Manoel, tratou dos tipos de violências praticados contra a mulher, seus direitos, amparo legal e a rede de atuação e acolhimento existente na comunidade local e seu entorno, ressaltando sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 13.104/15), que trata de forma efetiva sobre a violência doméstica e familiar.

“Para as colaboradoras, os encontros garantiram maior entendimento e a certeza que estão amparadas pela Lei, enquanto que para os colaboradores, houve um maior esclarecimento sobre as formas de violência contra a mulher, revelando diversos dados principalmente sobre o feminicídio”, conta Tania Cristina Rodrigues Oliveira, consultora em Responsabilidade Social da Usina São Manoel. Dos 1900 funcionários da usina, 147 são mulheres.

Como veículo de disseminação das informações, os colaboradores receberam um folder contendo informações e os principais órgãos de pronto atendimento, na ocorrência de situações de violência.

Você também pode contatar, além da OAB de sua cidade, a Policia Militar, Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher e ainda a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – serviço atualmente oferecido pela Ouvidoria nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos humanos. (Ligação gratuita e confidencial 24 horas por dia).

Coibir, punir e erradicar todas as formas de violência devem ser preceitos fundamentais de um país que preze por uma sociedade justa e igualitária entre mulheres e homens.

Usina São Manoel e OAB Subsecção de São Manuel, juntas no enfrentamento à violência contra a mulher!!!

Fonte: Usina São Manoel