Usinas demandam quase um quarto das capacitações do Senar em MS
08-01-2015


Dos 135 cursos que serão oferecidos no estado, 32 são para o setor.

Dos 135 cursos que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai oferecer em Mato Grosso do Sul no mês de janeiro, 32 capacitações, o equivalente a 23,7% do total, serão voltados para atender a demanda do setor sucroenergético do Estado.
Segundo o Senar, esses cursos serão voltados aos colaboradores de duas usinas do grupo Biosev no estado, a Passa Tempo, localizada em Rio Brilhante, e a Maracaju, que fica no município de mesmo nome.
O superintendente da entidade no Estado, Rogério Beretta, credita esse aumento de demanda por capacitação no setor sucroenergético a dois fatores. O primeiro é o bom relacionamento dos sindicatos rurais e supervisores do Senar com as usinas, o que possibilitou que a grade de cursos fosse adequada a real necessidade das empresas.
O segundo fator, conforme ele, foi o investimento do Senar na formação de instrutores, o que possibilitou que a entidade ampliasse o número de turmas.
Em 2014, dos cursos oferecidos pelo Senar para trabalhadores rurais do segmento, os que registraram maior procura foram: manutenção preventiva de tratores agrícolas, operação de trator com transbordo canavieiro, NR 33 – trabalhador e vigia em espaço confinado e NR 31 para trabalhadores que lidam com agrotóxicos.

 

Anderson Viegas, com informações do Senar/MS