Uso da água é feito de forma sustentável no setor sucroenergético de MS
06-04-2015

No Mato Grosso do Sul, o setor sucroenergético sempre investiu em tecnologia para utilizar o mínimo de água possível, tanto na lavoura quanto na indústria.
Na produção de cana-de-açúcar praticamente não se usa a irrigação, o que diminui muito o impacto ambiental. Na indústria, o reuso da água contribui para a preservação dos rios e córregos próximos às usinas.
O uso da água, que era de 15 a 20 metros cúbicos de água por tonelada de cana há quarenta anos, com investimento tecnológico por parte das usinas, hoje está próximo a 1m³/t cana, segundo o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC.
Na indústria, a água captada é usada em vários processos, após essa utilização uma parcela é devolvida tratada para os cursos de água e outra parte é destinada, juntamente com a vinhaça, para a fertirrigação.
O MS é um dos estados mais avançados na mecanização da colheita de cana-de-açúcar e essa ação também contribui para a diminuição do uso da água na indústria, uma vez que a limpeza da cana picada é realizada a seco, como o uso de ventiladores para retirada da palha.
Além do baixo consumo de água na indústria, o setor sucroenergético ainda produz bioeletricidade, contribuindo assim com a economia de água dos reservatórios, uma vez que na época de maior produção de eletricidade nas usinas é a época em que os reservatórios estão com o volume mais baixo.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.