Uso de MPB amplia a adoção de Meiosi nos canaviais
12-12-2016

O sistema que pode ser adotado pela usina e por produtores de cana grande, médio ou pequeno

A Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente) consiste em intercalar culturas de interesse econômico (soja, amendoim, milho) e/ou agronômico (crotalária, nabo forrageiro) com o canavial para reduzir custos de implantação, melhorar o sistema de logística e promover a melhora do local de cultivo (condições químicas, físicas, biota e microbiota do solo). Além disso, protege o solo contra eventos erosivos no período de renovação dos mesmos.

A técnica já é utilizada por várias usinas de processamento de cana-de-açúcar em diversas regiões do Brasil e a mesma pode ser praticada por produtores para viabilizar a implantação do canavial. Também é uma alternativa que possibilita um planejamento rentável na implantação de um viveiro sadio.

A fazenda Belo Horizonte foi pioneira ao adotar o sistema que intercala algumas linhas de mudas pré-brotadas (MPB) AgMusa™ da BASF, com outras culturas, como amendoim, soja e feijão, por exemplo. O objetivo desse sistema é tombar uma cana sadia em solos revigorados por outras culturas, turbinando, dessa forma, seu desempenho.

Além desse benefício, existe também aqueles decorrentes da utilização das mudas AgMusa™. Entre eles, pode-se destacar a redução de custos na formação de viveiros e implantação do canavial comercial; maior velocidade na introdução de novas variedades; incremento de sanidade (menor risco da ocorrência de doenças como raquitismo e escaldadura); eliminação de riscos de transporte e introdução de pragas (Sphenophorus levis) via mudas e formação de canavial comercial com viveiro de mudas de alta qualidade.

Produtores que já realizam o sistema afirmam que a taxa média de multiplicação é de 1 para 14, ou seja, uma única linha de cana gera mudas para outras 14 ruas. Porém, já existem produtores que estão conseguindo multiplicações de 1 para 20.

Resultados obtidos na Belo Horizonte mostram que a adoção desse método pode reduzir muito os custos com plantio. A economia pode chegar a até R$ 2.500,00 por hectare. Isso ocorre devido ao menor uso de mudas, rentabilidade auxiliar na cultura intercalar e maior quantidade de cana entregue a usina.

Os bons resultados obtidos na fazenda Belo Horizonte extrapolaram os domínios da porteira e a prática da Meiosi com MPB conquistou os canaviais Brasil afora, uma de suas facilidades é que, por ser um sistema que pode ser adotado pela usina e por produtores de cana grande, médio ou pequeno, pois em áreas menores o plantio da muda pode ser realizado manualmente, com o uso de uma matraca.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.