Uso de simuladores no setor sucroenergético
04-11-2015

No setor sucroenergético, a tecnologia começou a ser utilizada há poucos anos, através do uso de simuladores de colhedoras de cana. Essa nova forma de capacitação foi essencial para que a produtividade dos canaviais não fosse prejudicada quando a mecanização da colheita de cana crua foi intensificada no Estado de São Paulo, devido à assinatura do Protocolo Agroambiental. Ocorre que, sem os simuladores, o processo de aprendizado de operadores de colhedoras pode demandar altos custos para as usinas, pois acidentes, quebras de equipamentos, pisoteio de soqueiras, entre outros problemas, são comuns durante o treinamento. Além disso, as empresas lidam com gastos desnecessários, como perda de combustível e rendimento, pois, muitas vezes, o processo de colheita com uma colhedora é parado para que o novo colaborador possa aprender. Com o simulador, esses problemas são praticamente sanados.

Esse novo conceito em capacitação também fez as usinas perceberem que a formação de profissionais está diretamente ligada ao aumento de produtividade, pois não adianta contar com equipamentos de última geração e não possuir colaboradores que saibam tirar o máximo dessas máquinas. Uma das empresas que já percebeu essa importância é a Raízen. O diretor de Recursos Humanos (RH) para o segmento de Energia, Açúcar e Etanol da Companhia, Luís Carlos Veguin, afirma que, somente no ano passado, foram investidos cerca de R$ 7 milhões em capacitação. Ao todo, cerca de sete mil colaboradores, de diversas áreas, passaram por treinamentos em 2014. A expectativa para esse ano é ainda maior, já que, até setembro, o número de capacitações já passou a marca dos oito mil.

E mesmo o atual momento de dificuldades em que o setor se encontra não atrapalhou a formação dos colaborares. Segundo Veguin, a Raízen procura manter, todos os anos, os mesmos níveis de investimentos em formação. “O que precisamos nos dias de hoje é de produtividade, que só virá com a adoção de tecnologias ou com profissionais mais bem preparados.”

Veja matéria completa na editoria Sustentabilidade na nova edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br