Vai reformar o canavial? Aproveite para reduzir o banco de sementes de plantas daninhas
23-01-2017
Até mesmo baixas infestações de daninhas já são suficientes para reduzir o rendimento operacional
Para o professor associado 3, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Jacob Christoffoleti, o momento ideal para reduzir esse banco de sementes é durante a reforma do canavial. “Essa desinfestação é fundamental também para controlar as plantas daninhas perenes, como a Grama-seda, Tiririca e o capim-braquiária, que são muito difíceis de serem controladas após a implantação do canavial.”
Opinião semelhante é a do diretor da Baldan Soluções Integradas, Edison Baldan Junior, que frisa que o produtor não deve, de maneira alguma, deixar de desinfestar sua área na hora de reformar o canavial. “Devemos lembrar, primeiramente, que o processo mais caro da agroindústria é a colheita. Atualmente, até mesmo baixas infestações de daninhas já são suficientes para reduzir o rendimento operacional e, consequentemente, aumentar a dispersão, desencadeando aumento populacional provocado pela reposição do banco de sementes.”
O consultor afirma que esse trabalho de base é imprescindível para evitar os chamados danos primários (água, luz e nutrientes) e secundários (colheita). “Devemos ter foco, direcionando nossos recursos e esforços para a redução do banco de sementes, aproveitando esta oportunidade para garantir uma soca mais longeva e produtiva.”
Veja matéria completa na editoria Fitotécnico na edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

