Vale adota diesel renovável da Petrobras em frota de veículos
23-10-2024

Parceria inédita entre as empresas avança na descarbonização das operações com combustíveis sustentáveis

A Vale firmou na última sexta-feira (18) uma parceria com a Petrobras para utilizar o Diesel R, um combustível renovável produzido pela petroleira, em sua frota de veículos. O acordo foi assinado no Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes das duas empresas, Magda Chambriard, da Petrobras, e Gustavo Pimenta, da Vale.

O Diesel R já está sendo testado em uma locomotiva da Vale que opera na Estrada de Ferro Vitória a Minas, além de um caminhão com capacidade de 214 toneladas na mina Fábrica Nova, localizada no Complexo Mariana, em Minas Gerais. Esta é a primeira venda direta da Petrobras de seu diesel coprocessado com matéria-prima renovável para um consumidor final.

O Diesel R é produzido a partir da combinação de derivados de petróleo com insumos vegetais, e também contém a mistura obrigatória de 14% de biodiesel, resultando em um combustível com 18,3% de conteúdo sustentável.

Além do fornecimento de diesel, o acordo prevê a colaboração das empresas na identificação de novas oportunidades de negócios em baixo carbono, como o desenvolvimento de gás natural e bunker com componentes biodegradáveis.

“A Petrobras está comprometida com a produção de combustíveis mais sustentáveis e com a descarbonização de suas atividades. A parceria com a Vale fortalece nossa capacidade de entregar produtos verdes, como o Diesel R, e reafirma nossa estratégia de reduzir emissões”, destacou em nota Magda Chambriard, presidente da Estatal.

Para Gustavo Pimenta, o acordo é um passo importante para a Vale. “Estamos orgulhosos desta parceria, que traz benefícios para ambas as empresas e impulsiona o Brasil no uso de combustíveis renováveis. Isso reforça nosso compromisso com a descarbonização e com soluções para reduzir as emissões de nossos clientes”, afirmou o presidente da Vale.