Valorizar as externalidades do setor continua sendo o grande desafio, segundo André Rocha
27-08-2015

A interlocução entre o setor sucroenergético e os governos federal e estaduais melhorou muito nos últimos anos. Esse avanço se deve, em parte, pela atuação do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS). Inclusive nesta semana o presidente da entidade, André Rocha foi reeleito para o cargo.

Rocha, que também é presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás e Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçucar), entende que grande crise que o setor vem atravessando nos últimos anos deve-se a políticas públicas erradas, “não necessariamente tomadas contra o setor, mas equivocadas”. De qualquer forma, alguns avanços já foram verificados recentemente, como o retorno da CIDE sobre a gasolina e o aumento da mistura do anidro, de 25% para 27%.
Mas muito trabalho ainda há de ser feito para tirar a cadeia sucroenergética do momento difícil que se encontra. Rocha concorda que um dos principais caminhos é pela valorização do etanol, que tem grande campo de expansão. “Há também possibilidade de este biocombustível ser valorizado para outros fins, como alcoolquímica. Vejo que o futuro do setor passa pelo etanol e também pelo incremento da produção da energia da partir da biomassa.”
Segundo ele, um dos grandes desafios do setor sucroenergético junto às instâncias de governo e à sociedade é pela valorização de suas externalidades. “A atividade quer continuar com o papel que desempenha nos últimos 40 anos. Para isso, é importante que o governo tome medidas que permitam a manutenção do emprego e que permitam, no futuro, o aumento da produção, ajudando a indústria de base e ampliando a contribuição que o setor tem feito nesses quarenta anos, como interiorização do desenvolvimento, geração de uma indústria de base inovadora e 100% nacional, entre outras externalidades positivas.”
A reeleição de André Rocha na presidência do FNS foi por unanimidade durante a reunião que o Fórum realizou em Brasília (DF) nesta semana. Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçucar/PE), também foi reeleito vice-presidente do Fórum.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.