Vamos plantar cana direito!
16-01-2017

A expectativa é que neste ano a média de renovação dos canaviais na região Centro-Sul seja de 17%
A expectativa é que neste ano a média de renovação dos canaviais na região Centro-Sul seja de 17%

A renovação dos canaviais será maior, mas é fundamental plantar mudas com sanidade e realizar as melhores práticas

No ano de 2016, a região Centro-Sul do Brasil apresentou o segundo pior índice de renovação de canavial da história, 10,6% atrás apenas dos 8% de 1999, ante uma média de 15% e um pico de 23%, em 2006. O dado faz parte de levantamento realizado pelo Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), localizado em Ribeirão Preto, SP, feito com 217 usinas e destilarias no Centro-Sul e divulgado no final de novembro de 2016.

O indicador inclui a ampliação de áreas e a renovação de canaviais necessária à cultura. Em tradicionais regiões produtoras de cana de São Paulo, o índice de plantio sobre a área plantada também ficou abaixo da média, com 13,4% na de Ribeirão Preto e 14,3% na região de Jaú. Outro dado do levantamento feito em uma área de 6,11 milhões dos 8 milhões de hectares de cana do Centro-Sul foi a alta idade média dos canaviais, de 3,6 anos, acima da faixa considerada de boa produtividade entre 3,1 anos e 3,5 anos.

Na Região de Ribeirão Preto, a maior produtora de cana do País, essa idade média é de 4,04 anos. Estima-se uma perda média de três toneladas por hectare de cana só por conta da alta do estágio médio avançado para a colheita da cultura.

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.