Vanuza de Lima Bruno é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
09-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. VAGAS ESGOTADAS

Após viajar a passeio para Novo Horizonte, SP, Vanuza de Lima Bruno resolveu deixar a Chapada Diamantina, uma região de serras situada no centro da Bahia, para firmar raízes no interior paulista. “Meus pais já moravam ali. Quando os visitei, acabei gostando da cidade e resolvi me mudar também”, conta.

Em 2008, foi contratada como trabalhadora rural na Usina Estiva. Durante quatro anos, atuou no manejo de pragas da unidade e como auxiliar de carregamento. Até que um dia foi lhe oferecida uma oportunidade como tratorista. “Hoje, está muito mais fácil para as mulheres trabalharem na operação de máquinas agrícolas, dado o nível de automação e conforto dos equipamentos.”

Seu objetivo agora é assumir o volante de um caminhão. Enquanto essa hora não chega, ela seguirá operando seus tratores com empenho e dedicação, um motivo de orgulho para suas duas filhas. “Elas admiram o fato de eu trabalhar em um meio machista e, ainda por cima, dirigindo máquinas pesadas e potentes. Uma delas acha a profissão tão bonita, que já disse que deseja se tornar tratorista no futuro.”