Variedade RB966928 ganha espaço nos canaviais
08-06-2016

Em São Paulo e Mato Grosso do Sul, a RB966928 foi a mais plantada, ultrapassando a RB867515

Já está a todo vapor a safra 2016/2017 de cana-de-açúcar no Centro-Sul. Empresas e entidades têm diferentes estimativas, mas a produção total deverá ultrapassar 600 milhões de toneladas de cana processadas, embora alguns fatores ameacem a produtividade neste ciclo, como as condições climáticas, o envelhecimento médio dos canaviais e a possível isoporização.

A maior parte de toda matéria-prima utilizada no país pelas usinas para produzir açúcar e etanol, cerca de 70% do total, vem de variedades denominadas pela sigla RB, que se refere às variedades desenvolvidas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA).

No maior estado produtor de cana-de-açúcar do país, São Paulo, assim como no Mato Grosso do Sul, que recentemente assumiu o quarto lugar no ranking nacional de produção canavieira, as variedades RB também ocupam a maior parte das lavouras.

De acordo com o Censo Varietal 2015 desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – uma das dez universidades federais que fazem parte da RIDESA -, 65% das variedades cultivadas no ano passado, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, são da família RB. Já considerando apenas o plantio de cana realizado em 2015 nos dois estados, as variedades RB também ocuparam 65% de toda área plantada.

O levantamento contou com a participação de 138 unidades sucroenergéticas dos dois estados, totalizando uma área recenseada de 3,9 milhões de hectares, o que representa 73% da área cultivada com cana em São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os canaviais plantados em 2015 por estas 138 unidades cobriram 443.027 hectares.


Veja matéria completa na editoria Pesquisa & Desenvolvimento na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.