Veja como o avanço da mecanização trouxe uma revolução aos canaviais
19-08-2015

Já está no ar o primeiro episódio da nova websérie da TV UDOP: "Era da mecanização da cana: desafios e oportunidades". Dividida em quatro episódios, que serão veiculados no portal da UDOP e também na página da entidade no YouTube, as reportagens mostram os impactos positivos e negativos da introdução das máquinas nos canaviais, considerada uma verdadeira revolução no campo.

Nesse episódio, a websérie aborda as consequências ambientais do fim da queima da palha da cana em uma entrevista com o Coordenador do Programa Agricultura e Meio Ambiente da WWF-Brasil, Edegar Rosa; as transformações sociais com a grande diminuição da mão-de-obra sem qualificação no setor e a crescente demanda para os profissionais capacitados. A TV UDOP conversou com ex-cortadores de cana que hoje operam máquinas de mais de 1 milhão de reais.

É o caso do Vânderson Alves de Souza. Mineiro, de Espinosa, ele veio para o Estado de São Paulo trabalhar no corte manual da cana. Hoje, o colaborador do Grupo Aralco foi capacitado e exerce a função de tratorista. "Agora está muito melhor. A gente chega limpo e volta limpo do trabalho e ainda tem carteira assinada, dá para fazer compras à prazo", disse o trabalhador.

Os próximos episódios da nova websérie da TV UDOP estarão no ar nos dias 26 de agosto e 2 e 9 de setembro. Eles vão mostrar os impactos da mecanização na produtividade dos canaviais, as novas tecnologias, pesquisas em desenvolvimento e discutir o avanço da mecanização no setor bioenergético. Para ver o primeiro episódio, clique aqui. Ou acesse a nossa página no YouTube: www.youtube.com/tvudop.

Patrícia Mendonça