Compartilhe:

Vem aí um bioherbicida que vai controlar de forma ecológica as plantas daninhas dos canaviais

Cada vez mais o setor sucroenergético adota o manejo biológico no controle de pragas e o uso de biofertilizantes na nutrição dos canaviais. Com isso, reduz a pegada de carbono e consegue mais créditos de descarbonização no RenovaBio, além de cumprir critérios de certificações.

Mas um gargalo nessa rota verde é o controle de plantas daninhas, o principal método é a aplicação de herbicidas. As agroquímicas têm investido pesado no desenvolvimento de moléculas mais eficientes e menos danosas ao ambiente e ser humano, mesmo assim, quem desenvolve a agricultura orgânica fica impossibilitado de utilizar os herbicidas. A saída é a capina ou até o uso de choque elétrico nas plantas daninhas.

A boa notícia é que a Koppert, líder mundial em controle biológico, está desenvolvendo um bioherbicida. Andressa Carneiro, que atua na Koppert como gerente de grandes grupos da área de cana-de-açúcar, fala sobre essa novidade no controle de plantas daninhas. Outra inovação da empresa é o uso de bionematoide no controle do Sphenophorus levis.