Vem mais chuva por aí. Saiba onde e quando
03-02-2023

Ilustração
Ilustração

Situação climática será benéfica para a cultura da cana-de-açúcar em São Paulo

POR CANAL RURAL, COM INFORMAÇÕES DA CLIMATEMPO

Os próximos cinco dias serão de chuva em boa parte do país. Isso se dará como consequência da presença de dois diferentes fenômenos climáticos: a zona de convergência intertropical (ZCIT) e uma área de baixa pressão.

Conforme destacado na previsão do tempo que foi ao ar na edição desta quinta-feira (2) do telejornal ‘Mercado & Companhia’, a ZCIT seguirá atuando sobre o Norte e o Nordeste brasileiro. Dessa forma, as pancadas de chuva nas regiões de Manaus (AM) e de Santarém (PA) podem chegar até a 70 milímetros.

Mesmo com a atuação da ZCIT, os próximos dias serão de pouco volume de água em algumas áreas nordestinas, indica a previsão do tempo. Será o caso, por exemplo, da faixa conhecida como Sealba — que engloba terras produtivas de Sergipe, Alagoas e da Bahia — com cerca de apenas 15 milímetros aguardados até a próxima terça-feira (7). Em pontos da Caatinga, é aguardado um volume ainda menor para o período: 5 milímetros. 

Chuva boa para a cultura da cana

No Sul e no Sudeste, com a presença da área de baixa pressão na altura do Rio Grande do Sul, os próximos dias serão chuvosos, com nuvens carregadas, sobretudo no estado de São Paulo. A expectativa é de acumulados de até 70 milímetros em terras paulistas.

“Essa umidade também deve beneficiar a cana-de-açúcar” — Luíza Cardoso

Essa situação tende a ser positiva para uma das principais culturas da agricultura paulista, conforme ressalta a previsão. “Essa umidade também deve beneficiar a cana-de-açúcar”, informa Luíza Cardoso, apresentadora da Climatempo, ao participar do telejornal do Canal Rural.

Em áreas do Paraná, a expectativa é de acumulados de chuva próximos aos 50 milímetros no decorrer dos próximos cinco dias. Para o sudoeste Rio Grande do Sul, a previsão é, todavia, de que o volume de água não ultrapasse os 15 milímetros.

Fonte: Climatempo.