Vem mais frio por aí; veja quando e onde
11-07-2024

Sistema também vai causar chuva entre Santa Catarina, Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul

Por Marcos Fantin — São Paulo

Uma nova frente fria vai avançar nesta quinta-feira (11/7) no Sul do Brasil com a promessa de mais dias gelados nos Estados do Centro-Sul. Além do frio, as chuvas também vão se intensificar em diversas áreas, inclusive em Mato Grosso do Sul. Segundo informações da Climatempo, à medida que o sistema avança, arrasta uma massa de ar polar continental que causará queda acentuada nas temperaturas.

Durante a quinta-feira, a frente fria se desloca do Sul para o Sudeste e causa frio intenso, sem elevação significativa das temperaturas à tarde, com risco de geada entre a madrugada e manhã no oeste de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul.

Há perspectiva de temporais entre Santa Catarina, Paraná e extremo sul de Mato Grosso do Sul. Por outro lado, São Paulo terá o retorno do sol nesta quinta-feira. Os Estados de Minas Gerais e Goiás seguem sem chuva.

Já no sul de Mato Grosso e no nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo parte do sul e leste de São Paulo, as temperaturas seguirão reduzidas entre 3ºC e 5ºC abaixo da média para o mês, que já é baixa, segundo o boletim.

Desde o Acre até o litoral do Rio De Janeiro, incluindo grande parte do sul de Minas Gerais e Goiás, as temperaturas devem ter redução em torno de 3ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou um alerta laranja de “perigo” para a onda de frio até sábado (13/7), com potencial risco à saúde diante de temperaturas de, no mínimo, 5ºC abaixo da média. As áreas afetadas são o sudoeste, sudeste, noroeste, nordeste, centro-ocidental e centro-oriental do Rio Grande do Sul, além da região metropolitana de Porto Alegre.

No Nordeste, a infiltração marítima estimula chuva em Salvador, com precipitação a qualquer hora do dia. O tempo será instável desde Aracaju até Natal, com pancadas moderadas em Fortaleza. Só não chove no sul do Maranhão, Piauí e interior da Bahia, onde a umidade do ar permanece abaixo dos 30%.

No Norte, o risco de temporais é alto em Boa Vista. Nas capitais Manaus, Macapá e Belém o sol até aparece, mas as pancadas de chuva vão acontecer em vários momentos do dia. O tempo permanece firme em Palmas e em Rio Branco.

Fonte: Globo Rural