Viralcool: Equipe De Segurança De Alimentos valida seus processos e medidas de controle da área industrial
25-11-2019

A indústria de alimentos possui a grande responsabilidade de entregar produtos seguros aos consumidores, e na Viralcool não é diferente. Mesmo porque qualquer erro pode ser grave quando se trata da saúde das pessoas, que também estão cada vez mais exigentes.

Com isso, todo o cuidado para entregar alimentos que estejam dentro dos parâmetros exigidos toma uma proporção maior. Afinal, trata-se de sobreviver diante de um mercado extremamente competitivo. Um pequeno erro pode gerar grandes consequências. Portanto, deve haver preocupação com os consumidores que exigem alimentos de confiança, mas também com os concorrentes que estão atentos a cada detalhe para se manter um passo à frente.

O Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) serve para direcionar a equipe em cada etapa dos processos pelos quais determinado alimento está sujeito a passar.

Dessa forma, é possível mapear as etapas em que os alimentos podem sofrer contaminação, seja física, química ou biológica. Com os perigos detectados, é necessário elaborar medidas para prevenir que essas contaminações ocorram. A equipe deverá definir de que forma irá garantir a qualidade e segurança do produto: medidas que deverão ser tomadas, a etapa em que o perigo será eliminado ou reduzido a um nível aceitável, etc.

O importante é que ao final de todo o processo, o alimento esteja em perfeitas condições de consumo. A Viralcool tem implantado o plano APPCC desde 2016, que se trata de uma exigência da Copersucar (nosso cliente direto, responsável por intermediar nossas vendas) para poder vender os seguintes tipos de açúcar: 2A, 2D, 3A e 3C. Também foi realizado um treinamento da Equipe de Segurança de Alimentos (ESA). De acordo com a psicóloga da Viralcool, Aline Montechi Alexandre, “este é um treinamento de extrema importância, pois a empresa produz alimento e através do plano APPCC, dos métodos, controles e da Equipe de Segurança de Alimentos (ESA), podemos garantir a produção de alimentos seguros”. Por isso, no dia 31 de julho a equipe de segurança de alimentos fez a validação dos fluxogramas de processo, que são a representação gráfica dos processos, onde todas as etapas são ilustradas de forma precisa, contemplando as entradas e saídas de cada uma delas.

Segundo a Norma ISSO 22000:2018 (norma que a usina Viralcool tem a intenção de obter certificação) a organização deve atualizar periodicamente seu plano APPCC, que engloba fluxogramas, descrições dos processos e ambiente de processamento, análise de perigos e suas medidas de controle.

Acompanhe nossas notícias, pois em nossa próxima edição traremos mais informações relacionadas ao desenvolvimento e melhoria do nosso padrão de qualidade.