Viterra Bioenergia recebe o Certificado Destaque Campo Limpo 2023
23-02-2024

Empresa destinou de forma adequada aproximadamente 49 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas ao posto de recebimento licenciado

Pela décima vez, a Viterra Bioenergia, através das unidades Rio Vermelho e Nova Unialco, recebeu a recertificação Destaque Campo Limpo, emitida pela CORPLAST (Comércio de Produtos Recicláveis LTDA – ME) e inPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

A certificação, entregue no início deste ano, mas referente às ações de 2023, faz parte do Sistema Campo Limpo, considerado o maior programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.

O êxito deste programa se dá pelo forte envolvimento de todos os elos da cadeia produtiva, regidos por uma legislação específica que define o papel e a responsabilidade compartilhada, integrando fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e o poder público.

As embalagens vazias de defensivos agrícolas devem passar por um criterioso processo, incluindo sua limpeza (tríplice lavagem), inutilização, separação e armazenamento adequado, até serem encaminhadas à unidade ou posto de recebimento para serem processadas e recicladas, retornando ao mercado em forma de outros produtos, que podem ser novas embalagens e tampas para defensivos ou outros artefatos para a construção civil, indústrias automotiva e energética.

A gestora de Meio Ambiente da VBio, Ana Beatriz Tenália, explica que, em 2023, a Viterra destinou de forma adequada aproximadamente 49 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas ao posto de recebimento licenciado, motivo que levou a empresa a ser reconhecida com a Certificação.

“O comprometimento da Viterra com a sustentabilidade, prezando pelo atendimento à Legislação Ambiental Brasileira, bem como à sua própria Política de Meio Ambiente, é um dos principais fundamentos da empresa”, destaca Ana.

“Além de assegurar a destinação ambiental mais adequada, a instituição também é responsável por capacitar, conscientizar e preparar os colaboradores, buscando a melhoria contínua em seus processos e na execução de boas práticas desenvolvidas ao longo de sua cadeia produtiva”, finalizou a gestora.

Fonte: Viterra