Viterra doa duas máquinas de hemodiálise para Santa Casa de Dracena
20-06-2024

Foto: Divulgação/Prefeitura de Junqueirópolis
Foto: Divulgação/Prefeitura de Junqueirópolis

Viterra Bioenergia realizou a entrega de dois novos aparelhos de hemodiálise para a Santa Casa de Misericórdia de Dracena, reforçando o atendimento para pacientes que necessitam de tratamento com insuficiência renal aguda ou crônica graves.

Para celebrar a parceria, os Diretores da Santa Casa de Dracena, através do provedor Celso Santin ao lado do médico pioneiro na luta pelo tratamento de pacientes renais crônicos, Dr. Antônio Américo Alves, recepcionaram o Diretor Superintendente da Viterra Bioenergia, Jean Lesur, a Gerente de RH, Jaqueline Alves e o Coordenador de Desenvolvimento Organizacional, Igor Mendes.

Representando a Prefeitura de Junqueirópolis, também estavam presentes o Prefeito Osmar Pinatto e o Vice Israel Gumiero.

A demanda para tratamento de renais crônicos é acolhida regionalmente na Santa Casa de Dracena, tendo o município de Junqueirópolis, sede da unidade Rio Vermelho da Viterra Bioenergia, ao todo 15 pacientes necessitando de diálise, sendo que 13 deles fazem tratamento no hospital da cidade vizinha, porém duas pessoas estão alocadas, até o momento, em outras unidades no Estado.

De acordo com o prefeito Osmar Pinatto, o implemento de duas novas máquinas, avaliadas juntas em R$ 121.400,00 e 100% custeadas pela Viterra, possibilitará o ingresso de novos pacientes, já que pela fila cronológica, os pacientes alocados em outras unidades passarão por tratamento na unidade de Dracena.

“Esses pacientes terão aliviados o sofrimento de viagens de centenas de quilômetros, lembrando que o tratamento de hemodiálise é realizado 3 vezes por semana, num período de 4 horas por sessão”, comentou Pinatto, ao ressaltar ainda a importância da Santa Casa de Dracena com a saúde pública regional, agradecendo a participação da Viterra neste projeto.

Já o Diretor da Viterra destacou a necessidade de alavancar parcerias com o poder público e neste sentido servir a população, visto que ações de impacto social e cuidar da comunidade faz parte dos valores da VBio.

“Os novos aparelhos irão melhorar a qualidade e ampliar os atendimentos para os pacientes. Quem mora aqui não precisará se descolar para outras cidades e os pacientes dos municípios vizinhos têm a garantia de acolhimento na Santa Casa”, comentou Jean.

Os aparelhos de diálise realizam a hemodiálise, método no qual uma máquina filtra e limpa o sangue do paciente, realizando parte do trabalho que o rim doente não consegue fazer. O tratamento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos.

Viterra Bioenergia

A Viterra é uma agroindústria que cultiva cana-de-açúcar e através do seu processamento produz açúcar, etanol e energia elétrica, possui duas unidades industriais localizadas no interior do Estado de São Paulo: Junqueirópolis (Unidade Rio Vermelho) e Guararapes (Unidade Nova Unialco), possuem, juntas, a capacidade de processar 7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra e empregam mais de 2,6 mil pessoas nas áreas agrícola, industrial e administrativa, além de gerar empregos em cidades da região.

Fonte: Viterra