Xarope de milho: o que ele tem a ver com o setor de cana?
05-08-2015

Ana Malvestio¹ e Daniela Coco2

O xarope de milho, também conhecido como isoglucose ou HFCS (High Fructose Corn Syrup), é um adoçante bastante utilizado pela indústria alimentícia, principalmente na fabricação de bebidas.
Os principais países produtores do xarope são Estados Unidos, China, Japão e os integrantes da União Europeia, sendo a Hungria a maior produtora no bloco. Já os maiores consumidores são Estados Unidos, México, China e Japão. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), os Estados Unidos respondem por 64,5% da produção e 58,8% do consumo mundial de HFCS, que é utilizado principalmente pela indústria de refrigerantes, a qual absorve cerca de 90% do xarope consumido no país. Estimativas apontam que os Estados Unidos devem permanecer como líderes mundiais na produção do xarope de milho pelo menos até 2023.

No entanto, o HFCS vem sendo alvo de estudos associando o seu consumo à obesidade e à diabetes, principalmente nos Estados Unidos. Embora algumas marcas tenham reformulado seus produtos, a fim de retirar o xarope da composição dos mesmos, os produtores do adoçante enfatizam que as pesquisas não são conclusivas e que, embora o consumo do xarope tenha caído nos Estados Unidos nos últimos anos, o índice de obesidade sofreu elevação no país. No México, principal importador do xarope, também se observa o debate em torno do consumo de HFCS e os altos índices de obesidade da população.

Veja matéria completa na editoria Tendências na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br