Zilor amplia parceria para recolhimento da palha
09-07-2015

Nesta safra, os canaviais do Vale do Tietê, região de Lençóis Paulista, onde a Agrícola Rio Claro iniciou, em 2004, o recolhimento da palha de cana para fornecê-la ao grupo Zilor produzir energia, foram invadidos por fardos de palha. É que a Zilor ampliou a parceria para outros oito produtores de cana.

A Zilor nos informou que realizou adaptações em suas unidades industriais para o recebimento e utilização direta nas caldeiras da palha triturada no campo; com isso, aumentou de 85 mil (2014/2015) para 200 mil toneladas (safra 2015/2016) o recebimento da biomassa, fornecido por nove produtores. Além de aumentar a sua disponibilidade de palha para a geração de energia elétrica limpa e renovável, a empresa garante ao fornecedor receita extra, compartilhando com a cadeia o valor agregado que a energia traz para o negócio.

A empresa afirma que há a possibilidade de contribuir para a matriz energética durante o ano todo, não apenas no período da safra, desde que o governo apresente um modelo com reconhecimento do diferencial da energia gerada a partir da biomassa como limpa e renovável, gerada no período de menor vazão dos reservatórios das hidrelétricas.Atualmente a empresa gera mais de 1.000.000 MWh/ano e comercializa 600.000 MWh/ano, em Contratos de Longo Prazo com vendas realizadas nos leilões de 2006 e também no mercado spot.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br