Zilor conquista certificação CARB para exportação de Etanol, nas três unidades industriais, para os Estados Unidos
06-05-2022

Tanque de armazenamento de Etanol Zilor
Tanque de armazenamento de Etanol Zilor

O programa internacional busca a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do uso de biocombustíveis com baixo carbono, como o Etanol da cana-de-açúcar

A Zilor Energia e Alimentos, multinacional brasileira setor sucroenergético obteve mais uma certificação que reforça seu compromisso com a sustentabilidade. As três unidades industriais da Companhia estão habilitadas na certificação do Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia (CARB) pelo reconhecimento da sustentabilidade na produção de etanol de cana-de-açúcar. O programa busca engajar as produtoras na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio do incentivo de uso de biocombustíveis com baixo teor de carbono, nos Estados Unidos.

O CARB é o organismo da California (EUA) que define regras para controle de poluição atmosférica. O objetivo do programa é reduzir em 20% a emissão de gases do efeito estufa provenientes de combustíveis de transporte na Califórnia até 2030.

O etanol de cana-de-açúcar é o biocombustível mais limpo do mundo, capaz de reduzir as emissões de CO2 (Dióxido de Carbono), em aproximadamente 90% quando comparado à gasolina, contribuindo de forma positiva nas ações de combate ao aquecimento global.

 As unidades da Zilor, Barra Grande (Lençóis Paulista- SP) e São José (Macatuba-SP) receberam a certificação em fevereiro/2022 e a unidade Quatá-SP em março/2022 para a produção de etanol. Nos nove meses acumulados da Safra 21/22 a produção do Etanol da Zilor somou 468,3m3, 3,0% superior aos 454,5m3 registrados no 9M21. A aprovação serve de passaporte para a Zilor exportar o combustível limpo para o Estado da Califórnia.

O CARB utiliza uma metodologia específica para o cálculo da intensidade de carbono (CI) do biocombustível comercializado, ou seja, a emissão de gases de efeito estufa por litro de etanol da produção em nossas áreas agrícolas até a sua chegada à Califórnia. O programa foi estabelecido para incentivar o uso de combustíveis com baixo teor de carbono nos Estados Unidos e atesta a baixa emissão de gases de efeito estufa do etanol produzido pela Zilor.

Segundo o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo, o mercado de combustíveis da Califórnia é muito exigente e tem uma legislação ambiental rigorosa que dá preferência ao etanol de cana-de-açúcar, uma exigência que colabora para a redução das emissões de GEE no meio ambiente. Tal iniciativa integra um conjunto de medidas de combate às mudanças climáticas promovidas pelo governo americano.

“A obtenção da certificação é muito importante para os negócios da Zilor, pois está alinhada as principais exigências de mercado de biocombustíveis, com foco em automóveis e combustíveis limpos até a adoção de soluções inovadoras para reduzir as emissões de gases na atmosfera no combate às mudanças climáticas, além de fortalecer nossos avanços nos aspectos ESG (ambiental, social e de governança). Desse modo, o etanol que fornecemos contribui para um ar mais limpo e para a melhora da qualidade de vida de milhares de pessoas", destaca o diretor-presidente a Zilor, Fabiano Zillo.

Sobre a Zilor

A Zilor, multinacional brasileira com 76 anos de atuação, é uma das principais empresas do setor sucroenergético e diversifica seu portfólio em duas divisões: de agroindústria, atuando no cultivo e processamento de cana-de-açúcar, para a produção de açúcar, etanol e energia elétrica limpa e renovável; e de Ingredientes Naturais, atuando por meio da unidade Biorigin, especializada em processos biotecnológicos para produção de ingredientes 100% naturais para alimentação humana (Food) e nutrição animal (Feed). A divisão de agroindústria possui três unidades produtivas no Brasil localizadas no interior de São Paulo, nas cidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá; já a divisão Biorigin possui duas unidades produtivas, uma Brasil, no estado de São Paulo, e outra nos Estados Unidos. Adicionalmente, a Biorigin conta com um Centro de Distribuição na Bélgica, que viabiliza a distribuição de ingredientes naturais para mais de 60 países, marcando sua presença em todos os continentes.