Netafim realiza experimento em propriedade em Mococa, SP, com o uso de irrigação para o controle de Sphenophorus levis
26-11-2024

Áreas tratadas com o inseticida registraram redução dos danos em relação à testemunha: 18% na parcela aplicada com cortador de soqueiras e 23% na parcela que recebeu o produto via irrigação
Pensando em manter a eficiência do controle do Sphenophorus levis, mas sem causar danos à cultura no processo, a Netafim conduziu um experimento para avaliar os benefícios da aplicação de inseticidas para o controle da praga via sistema de irrigação por gotejamento.
O experimento foi conduzido em uma propriedade da região paulista de Mococa, em uma área de segundo corte plantada com a variedade IAC95-5094 e com nível de infestação de 8,8% de tocos atacados. O ensaio foi dividido em três tratamentos: (A) testemunha, (B) aplicação de Tiametoxam + Lambda-cialotrina com cortador de soqueira e (C) aplicação de Tiametoxam + Lambda-cialotrina via sistema de irrigação.
Distribuição dos tratamentos do experimento conduzido pela Netafim
Foto: Divulgação Netafim
No tratamento B, o produto foi aplicado com cortador de soqueiras de três linhas, um mês após a colheita, em volume de calda de 200 L/ha. Já no tratamento C, o inseticida foi aplicado cerca de 40 dias após a colheita, com água de irrigação e em lâmina correspondente a 4mm.
Segundo o especialista agronômico da Netafim, Daniel Pedroso, as áreas tratadas com o inseticida registraram redução dos danos em relação à testemunha: 18% na parcela aplicada com cortador de soqueiras e 23% na parcela que recebeu o produto via irrigação. “Esses valores representam a eficiência do inseticida na diminuição dos prejuízos causados pela praga, em função da redução das formas biológicas do inseto.”
VEJA MATÉRIA COMPLETA: https://canaonline.com.br/conteudo/experimento-demonstra-que-controlar-sphenophorus-levis-via-irrigacao-e-mais-vantajoso-do-que-utilizar-corte-de-soqueira.html